sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Trabalho e Educação

A Educação é um tema candente das pesquisas sociais sobre o mundo do trabalho. Ela diz respeito a apreensão de habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais da força de trabalho inserida no processo de produção de capital. Na medida em que evolui os sistemas de produção de mercadorias, alteram-se as implicações objetivas e subjetivas do processo de formação educacional da força de trabalho, seja no âmbito da escola, como instância sócio-reprodutiva; seja no âmbito do treinamento empresarial.
Por isso, a educação é um elemento indispensável para a constituição do sujeitos ativo do processo de trabalho. Ela pode se dá na Escola, como na própria Empresa ou qualquer instituição voltada para a habilitação pedagógoca do ser explorado.
O que pretendemos apresentar para os pesquisadores sobre educação e trabalho no Brasil é uma série de dicas de leitura, com resenhas criticas; um acervo de textos sobre o tema numa perspectiva crítica bastante ampla; uma extensa discriminação de links na Internet onde podem ser obtidas informações sobre o tema no Brasil e no mundo e uma apresentação de pesquisas ligadas, direta ou indiretamente com o tema trabalho e educação, concluidas e em andamento, levadas a cabo por pesquisadores docentes e discentes ligados à Rede de Estudos do Trabalho.
Nosso objetivo é divulgar a produção científica de colaboradores da RET e apresentar recursos de pesquisa para estudiosos do tema da educação e trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário