sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Trabalho e Cultura

O mundo do trabalho é também o mundo da cultura ou das atividades de lazer e tempo livre que passaram, com o tempo, a ser objeto de investimento do capital, tornando-se, deste modo, indústria cultural. O trabalhador assalariado em seu tempo livre do processo de trabalho tende a executar ou consumir bens culturais. No decorrer do século XX, eles tornaram-se mercadorias e hoje permeiam o tempo de vida das pessoas, homens e mulheres do mundo do trabalho.
Tão importante quanto investigar o tempo de trabalho de homens e mulheres, é analisar hoje o que eles fazem com seu tempo de vida ou tempo de lazer. O capital cada vez mais manipula mais essa esfera da vida, buscando colonizá-la com o objetivo do lucro. Por outro lado, é através das atividades culturais que os trabalhadores homens e mulheres podem adquirir consciência de si e de classe.
O que pretendemos apresentar para os pesquisadores sobre trabalho e cultura são uma série de dicas de leitura, com resenhas criticas sobre o tema; um acervo de textos sobre cultura e trabalho numa perspectiva crítica; uma extensa relação de links na Internet onde podem ser obtidos informações sobre o tema no Brasil e no mundo e uma apresentação de pesquisas ligados, direta ou indiretamente com o tema trabalho e cultura concluidas e em andamento, levadas a cabo por pesquisadores docentes e discentes ligados à Rede de Estudos do Trabalho. Nosso objetivo é divulgar a produção científica de colaboradores da RET e apresentar recursos de pesquisa para estudiosos do tema trabalho e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário