sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Saúde do Trabalho

A saúde é tema candente das pesquisas sociais sobre o mundo do trabalho. Nos tempos do neoliberalismo e do toyotismo as doenças do corpo e da alma atingem o mundo do trabalho numa dimensão intensiva. O corpo e a mente tornaram-se campos de batalha do capital, que busca articular novas formas de consentimento e de disciplina do trabalho diante dos novos paradigm,as produtivistas.
Por isso, a importância de inesvtigações multidisciplanraesa no campos das ciências da saúde para apreender a saúde da corporalidade viva do sujeito do trabalho, obliterado em suas capacidades fisicas e espirituais pelo capital em processo.
O que pretendemos apresentar para os pesquisadores da área de saúde é uma série de dicas de leitura, com resenhas criticas; um acervo de textos sobre o tema numa perspectiva crítica; uma extensa discriminação de links na Internet onde podem ser obtidos informações sobre o tema no Brasil e no mundo e uma apresentação de pesquisas ligados, direta ou indiretamente com o tema trabalho e saúde, concluidas e em andamento, levadas a cabo por pesquisadores docentes e discentes ligados à Rede de Estudos do Trabalho. Nosso objetivo é divulgar a produção científica de colaboradores da RET e apresentar recursos de pesquisa para estudiosos do tema da Saúde do Trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário