sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

La precarización del trabajo en América Latina - Perspectivas del Capitalismo global

Esse livro organizado por Giovanni Alves e Claudia Figari oferece um desenho de alguns dos mais importantes temas presentes nos estudos do trabalho na América Latina dos dias atuais.
Sua contextualidade é dada pelo cenário marcado pela mundialização do capital e suas complexas repercussões no mundo do trabalho. Seus temas perpassam desde a constatação das mais diversas formas e mecanismos de precariedade do trabalho até a compreensão de alguns elementos constitutivos da nova morfologia do trabalho em seus novos e multifacetados desenhos.
Reconhecem e tematizam a recente crise estrutural do capitalismo, bem como as práticas das corporações em seus modos de garantir a disciplinarização do trabalho; exploram o estudo crítico dos sistemas de “metas e competências” que pautam o universo empresarial, bem como os avanços e limites da ação sindical e as ações de resistência e rebeldia, dentre outros tantos pontos que são investigados empírica e analiticamente nos textos que compreendem a coletânea.
O resultado oferecido é um inventário crítico dos estudos do trabalho, em sentido amplo, em diferentes territórios do mundo laboral latinoamericano (com destaque para algumas experiências no Brasil e Argentina), procurando apreender as formas de sobrevivência dos espaços de trabalho redesenhados a partir da nova divisão internacional do trabalho vivenciada nas últimas décadas.
Se o mundo taylorizado e fordizado caracterizou o universo do trabalho ao longo do século XX, tanto no cenário industrial e de serviços, o objetivo da melhor investigação, hoje, é conhecer o que é novo e o que se mantém no universo produtivo atual, depois do monumental processo de reestruturação produtiva do capital nesta fase de financeirização e crise, onde a desmedida do capital aflora em sua monumental irracionalidade societal.
Bastaria tão somente citar a amplitude da desregulamentação do trabalho e os níveis de desemprego em escala global, ambos acentuando ainda mais os elementos constitutivos desta lógica destrutiva hoje vigente. O resultado é um quadro de precariedade sem paralelos em toda a história recente do capitalismo, que os textos presentes nesta coletânea possibilitam uma melhor compreensão. Por Ricardo Antunes, UNICAMP – Brasil

Organizadores:
Claudia Figari (Argentina) e Giovanni Alves (Brasil)
14 x 21cm - 402 páginas
2009 - 1ª edição
ISBN 978-85-7917-041-6

Palavras-chave: América Latina, Argentina, Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário