Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens

domingo, 27 de junho de 2010

II Fórum Trabalho e Saúde - A Precarização do Trabalho e a Saúde do Trabalhador no Século XXI - 12 e 13 de agosto - UNESP/Marília

II Fórum Trabalho e Saúde
A Precarização do Trabalho e a Saúde do Trabalhador no Século XXI


12 e 13 de agosto de 2010
UNESP/Marília

Promoção
UNESP - Universidade Estadual Paulista
Pós-graduação em Ciências Sociais - UNESP - Marilia
GPEG - Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização
RET - Rede de Estudos do Trabalho
ADESAT- Associação para Defesa da Saúde no Trabalho

Apoio
ALAL - Associação Latino-Americana de Advogados Laboralistas
ABRAT - Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas
AMATRA XV - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho/ 15ª Região
ANPT - Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho
OAB - Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Marília
CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Marília-SP


Mais informações em:

quarta-feira, 31 de março de 2010

VII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Sociabilidade - Chamada de apresentações






As propostas de apresentação deverão ser enviadas por email para os organizadores do evento (retst@estudosdotrabalho.org) e deverão conter um resumo de até 300 palavras, contendo título e nome do autor, além de um breve resumo do Curriculum Vitae (resumé) do(s) proponente(s).

Local: UNESP, Marília, São Paulo - Brasil
Data: 24 a 28 de maio de 2010

Envio de propostas: 07/01/2010 – 31/03/2010

Instituições Promotoras:
RET – Rede de Estudos do Trabalho
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UNESP – Marilia
Grupo de Pesquisa “Estudos da Globalização”

A Rede de Estudos do Trabalho convida pesquisadores para submeterem propostas de apresentações para o VII Seminário do Trabalho, evento internacional que será realizado na UNESP – Campus de Marília, em 2010, sob o tema: “Trabalho, Educação e Reprodução Social”. O objetivo deste encontro é reunir pesquisadores que estudam o mundo do trabalho em uma perspectiva critica e interdisciplinar. No decorrer do VII Seminário do Trabalho ocorrerá também a VI Mostra CineTrabalho, evento promovido pelo Projeto de extensão Tela Crítica (http://www.telacritica.org/).
Com seis edições, o Seminário do Trabalho já se consolidou como um evento de referência para a UNESP – Campus de Marília, por se constituir como um importante espaço de debate crítico e de troca de experiências entre diversos pesquisadores do Brasil e do mundo voltados para as questões pertinentes ao mundo do trabalho, em especial para as situações decorrentes das transformações do capitalismo global.

Objetivos gerais e resultados esperados:
- Promover a colaboração de pesquisadores que estudam o mundo do trabalho numa perspectiva critica e interdisciplinar.
- Repensar a agenda teórico-metodológica de estudos do trabalho à luz do debate internacional e das novas transformações do capitalismo global
- Propor um espaço de interlocução pública sobre as perspectivas do mundo do trabalho e do sindicalismo no Brasil e no mundo.

Participantes:
Serão consideradas as propostas de pesquisadores de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) que investiguem temas vinculados à problemática do trabalho. Pesquisadores de Iniciação Científica e de pós-graduação latu sensu poderão ter igualmente suas propostas consideradas, desde que apresentem trabalhos que contemplem resultados maduros de suas investigações científicas. Devido às limitações de espaço e tempo, a aceitação dos trabalhos estará condicionada à avaliação da comissão científica do evento, que selecionará os trabalhos a serem apresentados.
OBS: A apresentação do texto completo será, para todos os participantes, condição final para a inclusão dos trabalhos previamente aceitos na programação do evento e publicação nos Anais.

Datas Importantes:
Envio de propostas: 07/01/2010 – 31/03/2010
Respostas: 18/04/2010 (NOVO PRAZO)
Prazo final para envio dos textos: 25/04/2010 (NOVO PRAZO)
Confirmação final das apresentações: 03/05/2010

Formato das propostas:
As propostas de apresentação deverão ser enviadas por email para os organizadores do evento (retst@estudosdotrabalho.org) e deverão conter um resumo de até 300 palavras, contendo título e nome do autor, além de um breve resumo do Curriculum Vitae (resumé) do(s) proponente(s).
Formato dos textos: eletrônico (documento do word ".DOC"), times 12, espaço: 1,5; margens: 2,5 cm; 12-20 páginas.
Formato das apresentações: os textos serão divulgados na página do evento; as apresentações serão de 15 minutos, seguidas de debate entre os participantes.
Cada participante poderá inscrever APENAS 1 (UM) TRABALHO POR AUTOR, COM DIREITO A MAIS 1 (UM) TRABALHO COMO CO-AUTOR. Cada trabalho pode ter até cinco co-autores.

Toda a correspondência eletrônica deverá ser enviada para o endereço: retst@estudosdotrabalho.org

sábado, 23 de janeiro de 2010

I Seminário Internacional Mundos do Trabalho: Histórias do Trabalho no Sul Global

Chamada de apresentações:
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC, Brasil)
Data: 25 a 28 de outubro de 2010.

Instituições Promotoras:
GT Nacional “Mundos do Trabalho” ANPUH;
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Projeto PROCAD – CAPES “Cruzando fronteiras”

Os membros do GT Nacional Mundos do Trabalho (ANPUH) convidam pesquisadores para submeterem propostas de apresentações para a sua V Jornada Nacional de História de Trabalho e o I Seminário Internacional “Mundos do Trabalho”, que serão realizados em Florianópolis, em 2010, sob o tema: “Histórias do Trabalho no Sul Global”. O objetivo deste encontro é reunir pesquisadores que enfrentem a gama de questões que envolvem os estudos do mundo do trabalho em uma perspectiva global.
A ideia do encontro em Florianópolis nasceu do intercâmbio com pesquisadores na India e na África do Sul, em simpósios internacionais de escopo semelhante que aconteceram nos últimos anos nesses países. Nosso objetivo é aprofundar essas trocas, ampliando-as com a incorporação de outros pesquisadores da América Latina.
Considerando que a esfera estritamente “nacional” que caracterizou por muito tempo boa parte da historiografia sobre o trabalho não é capaz de dar conta sozinha de dimensões fundamentais da experiência das classes trabalhadoras, como sua diversidade étnica e cultural, seus deslocamentos, a multiplicidade das suas experiências e identidades, propomos como tema geral do evento o desafio de pensar os problemas da história do trabalho a partir de uma perspectiva transnacional ou global.
A ênfase nas conexões e comparações articula-se a partir da constatação de que, a despeito das enormes disparidades, há temas comuns que marcam o lugar distintivo que os mundos do trabalho ocupam nas sociedades do chamado Sul Global – ou seja, nos países pós-coloniais e “em desenvolvimento”, especialmente na América Latina, na África e na Ásia. Lugares estes determinados tanto pela experiência contemporânea quanto pela longa duração das formas de trabalho escravo, compulsório ou super-explorado que caracterizaram as trajetórias dessas sociedades durante a expansão do capitalismo e da sociedade de mercado.
Assim, em paralelo aos temas clássicos da história do trabalho, formulados a partir da experiência dos trabalhadores no hemisfério Norte, as perspectivas que se abrem a partir da atenção dada às especificidades dos mundos do trabalho desde o Sul Global estão na possibilidade de considerar com mais intensidade temas como as fronteiras ambíguas entre o trabalho escravo e o chamado trabalho “livre”, as múltiplas formas do trabalho compulsório (indígena, inclusive), a domesticidade nas esferas do trabalho, as migrações compulsórias, bem como os trânsitos e as redes de sociabilidade transnacionais, a diversidade cultural e étnica dos trabalhadores, a fluidez entre o rural e o urbano. A esses, associam-se também temas que vem enriquecendo as pautas de estudo dos historiadores do trabalho e da experiência trabalhadora, como a indagação sobre sua diversidade, seus divertimentos e lazer, sobre as suas lógicas e formas associativas menos diretamente associáveis ao trabalho – como suas festas, clubes recreativos, de dança e desporto, etc. – bem como do intenso trânsito dessas associações com as organizações político-partidá rias; as relações de gênero como instrumento de análise de conflitos e solidariedades intra-classe; a cultura associativista e as relações com os poderes públicos; os diversos arranjos e estratégias de sobrevivência cotidianos adotados pelos trabalhadores no meio urbano e rural (entre elas a utilização das formas legais), etc.
Além da perspectiva comparativa sul-sul para iluminar especificidades das realidades brasileiras, a compreensão da circulação global de idéias, pessoas e mercadorias é uma maneira de ir além das fronteiras nacionais, revelando os aspectos complementares do funcionamento, por um lado, dos processos de produção, distribuição e controle e, por outro, da multiplicidade de experiências compartilhadas por esses trabalhadores( as). Nosso objetivo, portanto é receber textos que discutam os mundos do trabalho e em toda sua possível amplitude.

Objetivos gerais e resultados esperados:
Fomentar a colaboração de pesquisadores da história do trabalho no Brasil, na América Latina, na África e na Ásia;
Promover o desenvolvimento de estudos comparativos tendo como a referência a história do trabalho no Brasil, em comparação com outros países do chamado “Sul Global”;
Repensar a agenda de estudos da história do trabalho no Brasil à luz da experiência, dos processos específicos e conexões que emergem do debate internacional;
Introduzir novas abordagens e debates dentro do campo da história do trabalho e mais especificamente da historiografia brasileira e sul-americana sobre o trabalho;
Propor um espaço para a apresentação de novas pesquisas e temas e o acompanhamento de discussões historiográficas internacionais através de seus desdobramentos regionais, contribuindo com isso também para a construção de uma noção mais inclusiva de trabalho e classe trabalhadora.

Serão bem-vindos trabalhos que contemplem os seguintes temas possíveis:
Migrações forçadas e compulsórias de trabalhadores (incluindo o “tráfico de mulheres” e os “tráficos” de trabalhadores na contemporaneidade) ;
Trabalho e diásporas no Hemisfério Sul;
Trabalho escravo, trabalho indígena e trabalho coercivo nas Américas, África e Ásia;
Trabalho e os múltiplos significados das identidades “étnicas” e “raciais”;
Histórias do trabalho em sociedades de “pós-emancipação”
Raça, gênero e nação na história do trabalho;
Família, reprodução e domesticidade na esfera do trabalho;
Prostituição, trabalho infantil e trabalho doméstico;
Trabalho informal e precarizado;
Mercados de trabalho e migrações;
Imigração e política na formação das identidades nacionais;
Trabalho, colonialismo e pós-colonialismo;
Ideologias políticas e movimentos sociais
Ações e organizações políticas;
Anarquismo, comunismo, socialismo, sindicalismo e internacionalismo;
Diversidade das lógicas associativas dos trabalhadores;
Relações com o Estado e as instituições;
Leis para o trabalho em perspectiva comparativa;
Trabalho e meio-ambiente;
Trabalho e militarização;
Lugares, formas e processos de trabalho;
Culturas de classe;
Biografias e trajetórias de trabalhadores;
Os trabalhadores nas artes e nos media.
Redes de sociabilidade e política
Conflitos, solidariedades e rivalidades entre os trabalhadores
A diversidade e a fluidez das relações campo/cidade na configuração do mundo do trabalho.
O conceito de “classe trabalhadora” à luz das novas discussões sobre o sul global.

Nós aceitaremos propostas que lidem com aspectos específicos dos temas acima, tanto em âmbito regional quanto comparado. Serão analisadas, igualmente, propostas sobre temas correlatos.
As apresentações poderão ser feitas em português, espanhol e inglês, idiomas oficiais do evento.
O financiamento parcial ou total para apresentadores estrangeiros que não puderem arcar com suas despesas de viagem e estadia no Brasil será solicitado às agências financiadoras do evento. Propostas selecionadas pelo comitê científico poderão obter esse financiamento, por isso os organizadores do Simpósio encorajam fortemente a submissão de trabalhos oriundos de instituições de ensino e pesquisa deoutros países da América Latina, bem como da Índia e dos países africanos. Participantes de instituições científicas oriundos do Hemisfério Norte não serão financiados, mas são igualmente bem-vindos a apresentarem suas propostas. A organização do evento apoiará os participantes internacionais em suas demandas por financiamento junto às suas respectivas agências e instituições de fomento.

Participantes:
Serão consideradas as propostas de quaisquer proponentes que tenham pesquisas sobre os temas amplos contemplados no evento. Pesquisadores em formação poderão ter igualmente suas propostas consideradas, desde que apresentem trabalhos que contemplem resultados maduros de suas investigações. Devido às limitações de espaço e tempo, a aceitação dos trabalhos estará condicionada à avaliação da comissão científica do evento, que selecionará os trabalhos a serem apresentados.
OBS: A apresentação do texto completo será, para todos os participantes, condição final para a inclusão dos trabalhos previamente aceitos na programação do evento.

Datas Importantes:
Envio de propostas: 01/12/2009 – 20/01/2010
Respostas: 31/01/2010
Prazo final para envio dos textos: 15/05/2010
Confirmação final das apresentações: 20/05/2010
Divulgação dos trabalhos que serão financiados parcial ou completamente será feita em tempo hábil para a viagem.

Formato das propostas:
As propostas de apresentação deverão ser enviadas por email para os organizadores do evento (trabalho.global@gmail.com) e deverão conter um resumo de até 300 palavras, contendo título e nome do autor, além de um breve resumo do Curriculum Vitae (resumé) do(s) proponente(s) .
Formato dos textos: eletrônico (compatível com word), times 12, espaço 1 e ½, margens de 2,5 cm, 12-20 páginas.
Formato das apresentações: os textos serão divulgados na página do evento; as apresentações serão de 15 minutos, seguidas de comentários de leitores escolhidos pela comissão organizadora.
Toda a correspondência eletrônica deverá ser enviada para o endereço: trabalho.global@gmail.com

Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura
Localização e contato:
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Sala 310 - Bloco D
Florianópolis - Santa Catarina
Caixa postal: 5001 - CEP.: 88040-900
Fone: 55-48 3721-8611

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina - Imperialismo, nacionalismo e militarismo no século XXI

14, 15, 16 e 17 de setembro de 2010 - Universidade Estadual de Londrina
No III Simpósio, ocorrido em setembro de 2008, chamávamos a atenção para as possibilidades de constituição de um “novo” proletariado no subcontinente latino-americano, principalmente em virtude do processo de transformação da acumulação do capital que passa a se desenhar mais fortemente nos anos 1970, quando se observa a queda acentuada nas taxas de lucro.
Do ponto de vista político, a América Latina vivencia este processo sob ditaduras militares em praticamente toda a região. Os golpes militares, em sua maioria apoiados direta ou indiretamente pelos Estados Unidos, desempenharam papel importante na redefinição das classes e frações hegemônicas e tentaram reverter à força a crise mundial do capitalismo naquele momento. Com as transições (ou transações?) para as democracias entre os anos 1980 e início dos 1990, a fração financeira do capital se torna hegemônica e a região passa a viver sob certa estabilidade política, levando alguns intelectuais a defenderem a tese que, finalmente, caminhávamos para a consolidação do regime democrático.
Outros pensadores passaram a acreditar que, com o fim dos movimentos guerrilheiros dos anos 1970, com a queda do Muro de Berlim e com o fim do chamado “socialismo real”, as “utopias se desarmaram”. Mas se girassem suas lentes para um quarteirão acima de seus palácios, perceberiam o vigor e a atualidade da “utopia armada” do Exército Zapatista de Libertação Nacional, cuja principal reivindicação, a 1º. de janeiro de 1994, era a anulação do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio). Pouco tempo depois, nos anos 1990 e 2000, as democracias latino-americanas foram (e são) mais explicitamente colocadas à prova.
Se as teses da consolidação estavam corretas, como explicar os golpes (Venezuela, 2002; Honduras, 2009) e autogolpes (Peru, 1992)? E admitindo-se que as democracias nos países dependentes gozam de estabilidade política, qual é o seu preço? Que tipos de democracias foram instauradas na América Latina? Que implicações têm para os regimes democráticos a manutenção de políticas de Estado voltadas para a concentração e centralização do capital sob governos eleitos pelo voto e, ao mesmo tempo, a ampliação das desigualdades sociais? Quais os limites da democracia em países dependentes quando a hegemonia política é do capital financeiro de base imperialista e militarista? São estas e outras questões que nos motivam a realizar o IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina, cujo foco principal é a complexa relação entre imperialismo, nacionalismos e militarismos nesta parte do continente latino-americano.
O GEPAL, desde o seu surgimento em 2004, realizou três simpósios que ultrapassaram de longe o âmbito regional, algo não previsto inicialmente. O que nos leva a insistir nesta atividade e a apostar em sua ampliação com vistas a consolidar o evento como um espaço alternativo para aglutinar parte do pensamento crítico latino-americano.
No III Simpósio participaram aproximadamente 250 pesquisadores, oriundos de diversas regiões do Brasil (BA, PE, MS, MT, SP, PR, SC, RS, MG, GO, MA), além de países latino-americanos (Argentina, Uruguai, Chile, Cuba, Colômbia) e europeu (Portugal). Para o próximo, gostaríamos de contar com a participação de diversos grupos de pesquisa, com os quais já mantemos relações acadêmico-polí ticas.

GRUPOS DE TRABALHO (GTS) – 15, 16 E 17/09
1. Lutas camponesas e indígenas na América Latina
2. Estado, ideologias e meios de comunicação
3. Classes sociais e transformações no mundo do trabalho
4. Imperialismo, nacionalismo e militarismo na América Latina
5. Lutas sociais urbanas
6. Socialismo no século XXI e problemas da transição
7. Feminismo e marxismo na América Latina
8. Marx e marxismos latino-americanos

Informações sobre INSCRIÇÕES e APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS podem ser obtidas em www.uel.br/gepal

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos - livro de Antonio José Marques (Cedoc/CUT) e Inez Stampa (Arquivo Nacional)

O Arquivo Nacional e a Central Única dos Trabalhadores convidam para o lançamento do livro "O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos", a ser realizado no dia 1º de dezembro de 2009, no Salão Nobre do Arquivo Nacional, às 17:00h.
O livro, organizado por Antonio José Marques (Cedoc/CUT) e Inez Stampa (Arquivo Nacional), é resultado das palestras e debates realizados no "I Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos", que ocorreu em São Paulo-SP nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2008.
Em anexo, o convite para o evento que terá a seguinte programação:
17:00 - Abertura. Fala do Diretor-Geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva;
17:30 - Palestras com os professores Leonilde Servolo de Medeiros (UFRRJ) e Marco Aurélio Santana (UFRJ);
18:30 - Encerramento. Apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob a regência do maestro Guilherme Bernstein e com a participação da solista Edna D'Oliveira, no âmbito das homenagens ao compositor Villa Lobos e da exposição "Viva Villa", realizada no Arquivo Nacional.

sábado, 14 de novembro de 2009

4ª Mostra Cine Trabalho

A 4a. Mostra CineTrabalho tem como objetivo divulgar e estimular a produção audiovisual (documentária ou ficcional) que trata do mundo do trabalho no Brasil e na América Latina, buscando dar visibilidade às condições de vida e trabalho de homens e mulheres, empregados e desempregados.

Três obras receberão o Prêmio Luis Espinal
A premiação será indicada pelos membros da Comissão Organizadora. Concorrerão todas as obras selecionadas, independente do suporte original de produção.

Premio Luis Espinal
Luis Espinal foi um padre jesuíta boliviano-catalão, jornalista, cineasta e critico de cinema, liderança social ativa da Teologia da Libertação na luta pela justiça social e pelos direitos humanos. No decorrer da década de 1970, Luis Espinal escreveu na Bolívia vários livros tratando da utilização do cinema como instrumento de conscientização popular. É de sua autoria os livros -Cinema e seu processo Psicológico, Consciência critica diante do cinema e Sociologia do Cinema. Ele destacava a importância de preparar o espectador para que seja critico diante do cinema e para que possa reagir positivamente diante dele. Em 21 de março de 1980, Luis Espinal foi seqüestrado e brutalmente torturado até a morte. O assassinato do padre Espinal se inscreveu nos fatos do terrorismo preparatório do golpe de Estado de Garcia Meza, ocorrido em 17 de julho de 1980 na Bolívia.

Cronograma:

16 de novembro - Abertura, oficinas e exibição de filmes.
17 de novembro - Exibição de filmes, premiação e encerramento.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 03 de agosto a 09 de outubro de 2009.
Poderão ser inscritas apenas obras com cópia final em DVD, independente do formato de captação, de curta, média e longa metragem, documentárias ou ficcionais.
Para se inscrever na 4a. Mostra CineTrabalho os interessados deverão:
a) Preencher de forma legível a Ficha de Inscrição encontrada anexada ao Regulamento ;
b) Remeter a Ficha de Inscrição devidamente assinada e com todas as folhas rubricadas, para o endereço indicado abaixo, com os seguintes materiais:
- Cópia em DVD da obra, para seleção/exibição;
- 2 fotos do trabalho ou realizadores para divulgação, em arquivo digital formato JPG com resolução mínima de 300 dpi (os arquivos com as fotos deverão ser enviados em CD/DVD).
Obs: A cópia enviada para inscrição/exibição deve estar tecnicamente perfeita e previamente verificada por cada participante.

Endereço para envio de inscrições e materiais:
Projeto de Extensão Universitária Tela Crítica
FFC - UNESP
Av. Hygino Muzzi Filho, 737
Caixa Postal: 181
17525-900 Marília - SP

Informações sobre o Evento:

Elson Menegazzo
Curador da Mostra
menegazzo@email.it

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

VI SEMINÁRIO DO TRABALHO - Trabalho, Economia e Educação no Século XXI

26 a 30 de maio de 2008 - Local: UNESP - Marilia

O evento com seis edições já se consolidou como uma referência para a UNESP (Campus de Marília), por se constituir como um importante espaço de debate crítico e de troca de experiências entre diversos pesquisadores voltados para as questões pertinentes ao mundo do trabalho, em especial para as situações decorrentes das transformações do capitalismo global no Brasil e no mundo.